A importância de dizer NÃO para a criança
- Carolina Salata
- 31 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Você sabe dizer não para o seu(a) filho(a)?
Dizer não, muitas vezes, é uma tarefa difícil para os pais porque querem evitar que a criança se frustre ou querem dar tudo aquilo que não puderam ter na infância, e não percebem que essa atitude não é saudável.
Negar algo a seus filhos é extremamente importante para o crescimento saudável da criança.
Pais que fazem tudo que os filhos querem estão criando uma criança que sofrerá futuramente por não conseguir lidar com perdas e frustrações, terão dificuldades para ser independentes e se esforçar para superar desafios. E, com isso, os pais também sofrerão no futuro.
Além disso, a criança também não demonstrará apreciação e gratidão por tudo o que os pais fazem.
As crianças merecem ter seus desejos realizados, porém, é importante que elas se esforcem, de alguma forma, para conseguir como, por exemplo: estudando, ajudando nas tarefas de casa, sendo educado e etc. E quando conseguirem ganhar o que querem, lembre-se de dar apenas o suficiente, pois, muitas vezes, os pais dão mais do que a criança precisa. Isso só gera volume e vontade de ter mais e mais, além de não garante felicidade.
Ao fazer a criança esperar o momento adequado, você também estará ensinando tolerância e paciência a seu filho. Por exemplo: quebrou o tablet dele? Então, ele faz birra, chora e quer outro na hora. Se você tem condições de comprar outro, compre. Porém, converse com a criança e compre no momento que fique bom para você. Compre porque é naquele momento que você pode e não porque seu filho(a) exigiu e venceu essa conquista com as birras e choros.
Busque realizar os desejos do seu filho(a) pelos esforços construtivos e não negativos dele.
Quando disser não, explique porque a criança não ganhará naquele momento. Não conversar e explicar fará com que a criança fique mais magoada ou nervosa. O diálogo sempre é o melhor meio de comunicação e a melhor forma de educar.
O trabalho dos pais é educar, ajudando os filhos a lidar com as frustrações e orientá-los. Receber um não fará com que eles se tornem mais seguros e flexíveis, desenvolvendo a capacidade de saber se defender do que não faz bem e impor seus próprios limites.
Mostre ao seu filho(a) que nem sempre o sim será possível.
Educar e disciplinar a criança em casa, sempre que necessário, evitará que ela sofra ao ser repreendida pelo mundo. Então, faça uso do não todas as vezes que for necessário.

Fale com o colunista:
WhatsApp: (16) 99401-3201
E-mail: carolinasalata@outlook.com
Comentarios