Invista em si!
- Paula Bazzo
- 23 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Engana-se quem pensa que mulheres não são boas com negócios. No Brasil, 47 milhões de mulheres são economicamente ativas e já sustentam mais de 40% dos lares. Contudo, um fato surpreendente é que menos de 200 mil investem parte do que ganham.
Para começar a se dar bem no mundo das finanças, aqui vão 5 dicas:
1. Tenha coragem de encarar sua situação financeira: por medo de não saber como lidar, muitas mulheres preferem nem olhar. Isso só cria mais ansiedade e desorganização.
2. Converse sobre dinheiro com a família e amigos: essa é uma forma de promover seu autoconhecimento sobre o assunto, quebrar tabus, conhecer novas perspectivas e conscientizar-se sobre seus sonhos.
3. Você não irá enriquecer cortando gastos: cortar gastos pode ser importante para regularizar uma situação financeira que está desestabilizada (por exemplo, dívidas) e para evitar desperdícios, como pagar mais caro por um plano de internet ou telefonia sem uso/necessidade efetiva. Mas, não adianta cortar seus pequenos prazeres, como um happy hour com as amigas ou a ida à manicure. Cortar gastos que dão prazer pode funcionar como sabotador de sua motivação e isso contribuirá com o mau andamento da sua disciplina financeira. Procure diminuir custos fixos e prestações.
4. Para construir riqueza é necessário trabalhar com as variáveis (a) renda, (b) propósito, (c) consciência de consumo e (d) investimentos. Diversificar fontes de renda, saber quais seus objetivos em poupar, escolher se o consumo que você está fazendo é coerente ou não ao seu objetivo (propósito) e investir antes de consumir são ingredientes preciosos para construir sua liberdade financeira;
5. Investir não é especular e nem significa um jogo de azar (ou sorte). Investir é (1) saber para que o dinheiro é importante para você, sua família e seu futuro; (2) escolher aplicações coerentes com o risco que você é capaz de suportar (baixo, moderado, agressivo); (3) reservar no mínimo 10% de seus ganhos brutos para proteção e multiplicação de seu capital; (4) contar com o fator tempo e disciplina para colher frutos cada vez mais vigorosos.
Invista na sua inteligência. Invista no seu futuro. Invista em si.
Texto adaptado de Veja Rio.

Fale com a colunista:
WhatsApp: (11) 97576-5200
Comments