O passado é apenas uma história que você viveu
- Gleice Vieira
- 15 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Lamentar-se pelas experiências que você viveu, tenham elas sido produzidas por você ou não, te aprisiona. É preciso entender que deixar ir não significa esquecer ou ser conivente com algo que tenha lhe trazido sofrimento. Significa apenas que você está pronto, agora, para criar novas experiências de vida.
Cada vez mais as pessoas se deixam aprisionar pelas próprias mentes nas experiências vividas no passado. Isso acontece porque o ego ferido, muitas vezes, não aceita os momentos de sofrimento vividos como forma de tentar se proteger no futuro ou na tentativa de punir as pessoas que lhes fizeram algum “mal”.
É como se, ao perdoar, tivéssemos sendo coniventes com as atitudes que as outras pessoas tiveram conosco, numa espécie de traição a si próprio.
O problema é que, ao viver no passado, você acaba sabotando a sua vida presente. Uma mente sempre alerta não relaxa, e fica produzindo atitudes na tentativa de evitar passar novamente por momentos difíceis. Porém, ao fazer isso, já está passando pelos mesmos momentos difíceis aos quais tem medo, pois, os está vivendo na mente.
É preciso entender que a mente não consegue separar o real (que está mesmo acontecendo nesse momento) do irreal (que está acontecendo no tempo ou na imaginação). Por isso, as sensações são experimentadas como se tivessem mesmo acontecendo no momento presente.
Muita gente acredita que perdoar é algo que acontece e de repente a gente perdoa. Só que, na maioria das vezes, nós é que precisamos influenciar o nosso perdão utilizando a razão pra isso. É um processo.
Certos assuntos estão viciados na nossa mente. Não perdoar te faz reviver as histórias de novo e de novo, toda vez que você se lembra delas com a mesma consciência de antes. E é com essa mesma consciência que você acaba produzindo suas experiências futuras.
Por isso que as pessoas têm a sensação de que as coisas se repetem o tempo todo. Não é que as coisas se repetem, é que elas não evoluem em suas histórias. Suas consciências estão aprisionadas na pessoa que eram quando suas experiências negativas aconteceram.
É daí que vem a frase: Se você não muda, nada muda.
Independentemente do que aconteceu, trate suas experiências como histórias vividas, não permitindo que elas tenham força de vida no momento presente.
Perdoar não significa esquecer e, também, não significa ser conivente com nada. Perdoar é permitir que as coisas finalmente passem por você parando de resistir a elas.
Quando se libera o perdão, você cria espaço na vida para novas experiências e para as possibilidades de vida que, até então, você não enxergava.

Fale com a colunista:
Whatsapp: (11) 97337-4610
gleicecoach@gmail.com
Comments