Como fortalecer a autoestima
- Gleice Vieira
- 1 de out. de 2018
- 4 min de leitura

Como prometido na semana passada, o texto dessa semana vai ser sobre dicas para você fortalecer a sua autoestima.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que ninguém nasce com baixa autoestima. É preciso todo um processo de vida para que esse sentimento se aflore em você. Muito provavelmente, algumas coisas que você deve ter ouvido de seus pais e familiares já na primeira infância. Pequenas rejeições e frustrações que foram somatizadas ao longo da sua história que te fizeram acreditar que, ser quem você é, talvez não fosse o suficiente.
E você pode pensar que quem tem baixa autoestima sabe disso, mas eu posso te falar por experiência própria, que não é bem assim, pois, muitas das nossas atitudes se tornam tão automáticas que a gente não entende que faz alguma coisa porque nossa autoestima está baixa.
Abaixo, estão alguns exemplos de sintomas que podem indicar baixa autoestima:
Pensar o tempo todo no que os outros vão pensar de você sobre o que veste, diz ou faz (medo da crítica);
Necessidade de aprovação e/ou reconhecimento;
Comparação com as outras pessoas e com a vida delas;
Dificuldade em reconhecer suas conquistas pessoais;
Vítima do mundo;
Necessidade de competir com os outros;
Necessidade de se explicar o tempo todo ou de provar algo para alguém;
Perfeccionismo;
Agitação mental;
Insatisfação pessoal e baixa confiança em si mesmo.
Se você tem alguns desses sintomas mais comuns ou outros que você considera como baixa autoestima, vou sugerir aqui abaixo algumas dicas para que você comece a fortalecê-la:
1. Assuma responsabilidade pela sua autoestima
Uma das maiores frustrações do ser humano é esperar alguma coisa de alguém e, esse, é um dos principais sintomas que nos causam baixa autoestima. Assuma a responsabilidade por quem você é e por fortalecer a sua autoestima pois, “muitos até poderão caminhar ao seu lado mas ninguém poderá caminhar por você.” (RUMI).
2. Pratique o autoconhecimento
Nada de fora pode te prejudicar mais do que você mesmo. Por isso, em primeiro lugar, é preciso se conhecer e entender como você funciona por dentro para aprender a se relacionar bem com você. No início, isso pode parecer muito complicado, mas é só uma questão de prática. Pare para se perceber de vez em quando, principalmente quando estiver num momento negativo. Converse com você. Isso é poderoso!
3. Tire o foco das outras pessoas e pare a focar em você
Não é o que os outros pensam sobre você que vai fazer diferença na sua vida mas, sim, o que você pensa sobre você!
Faça-se perguntas do tipo: o que eu acho de mim hoje? Ou: como eu estou me sentindo agora? O que isso está me fazendo sentir assim?
A sua mente vai te ajudar a trazer respostas para você. Prepare-se para ouví-las e acolhê-las caso seja necessário, principalmente se for algo negativo e sua autoestima estiver muito baixa.
4. Busque fazer as coisas por você
Faça uma lista de desejos e, na medida do possível, vá cumprindo sua lista. Comece com pequenos desejos para sua mente ir entendendo o caminho que você quer seguir: o do amor-próprio, claro!
5. Cuide de suas palavras
Alimente o seu lado bom, a sua luz. Diga palavras boas e de incentivo sobre você mesmo, principalmente quando o seu crítico interno se apresentar. Não custa nada se olhar no espelho e, de vez em quando, dizer o quanto você é especial e o quanto se ama.
6. Pratique a gratidão
Aprenda a gerar sentimentos bons com a prática da gratidão. Lembre-se de olhar para o lado bom e para o que já deu certo na sua vida. Esse exercício é poderoso e também terá um grande impacto sobre a sua autoestima.
7. Procure pessoas que queiram as mesmas coisas que você
Por experiência própria, posso dizer que a maioria das pessoas não entendem o seu processo. Muitas acham que é bobagem, coisa da sua cabeça. Por isso, procure a sua turma, esteja ao lado de pessoas que estejam ou já passaram pelo mesmo processo que você.
8. Não menospreze o poder das pequenas mudanças
Comece pequeno e dê valor a todas a pequenas mudanças que forem acontecendo. Evoluir é algo que se sente. Você vai saber quando estiver evoluindo.
9. Busque ajuda
Sozinho você chega onde você quer, mas acompanhado, você pode chegar mais rápido e ir mais longe ao seu objetivo. Busque ajuda de pessoas que te ajudem a se autoconhecer e que possam vivenciar esse processo junto com você como, por exemplo, Coaches, terapeutas, psicólogos, etc.
Pratique a gratidão
Se tem uma coisa importante que você precisa começar agora mesmo a praticar , é a gratidão. E o que isso tem a ver com autoestima? Muita coisa!
O ato de agradecer muda a forma que você orienta a sua vida, te ajudando a enxergar as coisas boas que você tem - e que tem no mundo - fazendo com que reconheça e fortaleça emoções positivas que já existem em você!
Espero que esse texto te ajude e inspire de alguma forma. Agora me diz aí: pelo que você agradece hoje?

Fale com a colunista:
Whatsapp: (11) 97337-4610
gleicecoach@gmail.com
留言