Obesidade infantil
- Carolina Salata
- 26 de set. de 2018
- 2 min de leitura

A cada dia que passa, mais e mais crianças são diagnosticadas com obesidade. Isso é algo muito sério e a família deve se manter atenta a essa situação.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), há mais de 124 milhões de crianças e adolescentes obesos no mundo e esse fator se dá, principalmente, devido ao excesso de consumo de açúcar na alimentação e falta de exercício físico.
Há 40 anos atrás, o número de crianças obesas era de apenas 1 em cada 100 e, atualmente, este número passou para a média de 6 para cada 100. Um aumento extremamente preocupante! E, segundo os especialistas, a tendência é que essa proporção aumente ainda mais.
Os pais devem estar atentos e cuidar da saúde da criança, optando por oferecer-lhes alimentos saudáveis e incentivar a prática de esportes. Quando pensamos em alimentação saudável, devemos estar cientes de que essa alimentação é indicada para se iniciar desde os primeiros meses de vida da criança. Mas, se caso a criança viveu alguns anos sem uma alimentação adequada, procure ajuda profissional e inicie a reeducação alimentar.
A obesidade pode gerar várias doenças, tais como: colesterol elevado, diabetes, hipertensão, câncer e ataques cardíacos. Além dos fatores físicos, a criança também passa por problemas emocionais, como, por exemplo: bullying, baixa autoestima e depressão. E devido a isso, muitas vezes pode apresentar alterações no rendimento escolar.
Incentive a prática de esportes e diminua o tempo de acesso a telas do seu filho (a). Vale lembrar que crianças que ficam por um longo período vendo TV, jogando vídeo game ou no tablete, além de prejudicar o desenvolvimento cognitivo, é algo que contribui para a obesidade. Afinal, a criança está no sedentarismo, pois não pratica exercícios e não gasta energia.
Para o diagnóstico e tratamento, procure ajuda profissional.
Não permita que seu filho viva uma vida sedentária. Diga sim à saúde. Quem ama cuida.

Fale com o colunista:
WhatsApp: (16) 99401-3201
E-mail: carolinasalata@outlook.com
Comentarios