Fortalecendo o vínculo familiar
- Carolina Salata
- 29 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Você sabia que a afetividade é um fator essencial no fortalecimento de vínculos?
De acordo com o dicionário Bueno (2000, p. 33), entende-se por afetividade, “qualidade do que é afetivo; afeição; carinho”.
Quando a criança vive em um ambiente afetivo e acolhedor, ela se torna mais segura e motivada.
Existem famílias que são unidas, onde todos os membros interagem, e famílias que são ao contrário.
Para as famílias que querem fortalecer o vínculo familiar, além da afetividade, segue abaixo algumas sugestões para criar alguns hábitos e alcançar essa meta:
Respeito
O respeito é a base de qualquer relacionamento. Muitos pais acreditam que somente os filhos tem que respeitá-los, e isso não é certo. Tanto os filhos têm que respeitar seus pais, quanto os pais tem que respeitar seus filhos. Nos momentos em que a criança expressar alguma emoção, seja acolhedor e respeitoso em relação ao que ela está sentindo. Vale também lembrar de fazer uso das palavrinhas mágicas no dia-a-dia: por favor e obrigada. Seja exemplo de respeito. Os filhos são reflexo dos pais e eles levarão este valor para a vida inteira.
Elogio
Quem não gosta de ganhar um elogio? Tenho certeza que todos adoram. Elogiar estimula a autoconfiança. A criança se sentirá capaz de concluir o que deseja e o que é necessário. Os pais devem estimular os filhos nas tarefas de casa, disciplinas escolares, exercícios, esportes, brincadeiras e etc.
Ajudar um ao outro
A família deve viver em sintonia e harmonia. Quando um membro precisar de algo, o outro deve ajudar. Por exemplo: os pais podem ajudar os filhos nas dificuldades escolares e, os filhos, podem ajudar os pais nas tarefas domésticas do dia a dia como lavar uma louça, colocar a mesa para o jantar ou lavar o quintal. Quando os filhos ajudam em casa, além de aprender, estão adquirindo autonomia, responsabilidade e aumentando a autoestima.
A parceria entre pais e filhos é a melhor maneira para se criar um lar repleto de energias positivas.
Uma família unida é mais feliz e tem mais facilidade para superar desafios.
Gostou do texto? Deixe um comentário.
__________________________________________________________________
Carolina Regina Salata é graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana. Realiza Orientação Vocacional e atendimento clínico de crianças e adolescentes, e orientação de pais na cidade de Ribeirão Preto/SP. É colunista no blog Vida Bem Vivida (coluna Livros & Filmes). Adora escrever histórias infantis e contos de fadas. CRP 06/125573.
Fale com o colunista:
WhatsApp: (16) 99401-3201
E-mail: carolinasalata@outlook.com
Comments