Filme: Valente
- Carolina Salata
- 4 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Hoje, trago para vocês a indicação de um filme maravilhoso da Disney, que nos mostra a importância das nossas escolhas.
Valente é um filme de animação e aventura lançado em 2012 e, atualmente, está disponível no Netflix.
Assim como a maioria das princesas que conhecemos, Merida foi criada para seguir as tradições familiares, ter bons costumes, se casar com um príncipe, se tornar rainha e cuidar do Reino. Mas, a princesa Merida nunca desejou seguir essas tradições. Desde pequena, sempre foi uma princesa diferente das outras, pois gosta de brincar de arco e flecha, correr e andar a cavalo.
Quando cresceu, chegou o momento de arrumar um marido e isso seria decidido em uma grande competição. A princesa se desesperou porque não tinha vontade de se casar e seguir uma vida semelhante à da mãe. Então, decide pedir ajuda a uma bruxa para que sua mãe mude de ideia em relação ao casamento e a compreenda. A bruxa diz que pode ajudar e faz um feitiço onde a rainha se transforma em um urso.
Ao ver a mãe em forma de uso, Merida precisa encontrar a solução para desfazer o feitiço e ajudar a mãe a se esconder pois, no Reino, eles matam ursos.
O filme traz como reflexão as escolhas, consequências e empatia.
É importante sempre nos lembrar que temos o poder de escolher e a responsabilidade para lidar com as consequências.
A princesa Merida escolheu quebrar as regras dos costumes familiares, pois não era seu desejo seguir aquelas tradições. E, através das consequências, conseguiu ver seus erros e amadurecer.
A rainha, ao virar um grande urso, conseguiu desenvolver a empatia e entender as vontades da filha.
É importante lembrarmos que cada ser humano é único e somos livres para fazermos nossas escolhas.
Escolha sempre aquilo que acalma o seu coração e te deixa feliz. A vida é maravilhosa e devemos buscar a felicidade sempre.
“Há aqueles que dizem que o destino é algo além do nosso comando. Que o destino não é nosso. Mas eu sei melhor. Nosso destino vive dentro de nós. Você só tem que ser valente o suficiente para vê-lo.”
(Valente)
Espero que tenham gostado da indicação de hoje.
Uma lição de coragem e escolhas.
__________________________________________________________________
Carolina Regina Salata é graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana. Realiza Orientação Vocacional e atendimento clínico de crianças e adolescentes, e orientação de pais na cidade de Ribeirão Preto/SP. É colunista no blog Vida Bem Vivida (coluna Livros & Filmes). Adora escrever histórias infantis e contos de fadas. CRP 06/125573.
Fale com o colunista:
WhatsApp: (16) 99401-3201
E-mail: carolinasalata@outlook.com
Comments