top of page

O que é liberdade numa relação a dois?


O relacionamento, para algumas pessoas, significa deixar de ter liberdade e, assim, evitam um relacionamento, ou constrói possibilidades que o afaste de viver um relacionamento próspero e saudável.


A ideia de que envolver-se afetivamente irá cercear a liberdade está pautada em relacionamentos de obsessão, insegurança, ausência de auto amor e respeito por si e pelo outro.


O que faz, então, tantas pessoas afirmarem que temem um “envolvimento” temendo deixar de ter sua liberdade?


Liberdade de fazer algo que aprecie, liberdade para deslocar-se e escolher o que deseja fazer, falar ou escolher.


O que essas pessoas estão evitando?


Naturalmente, relacionar demanda e flexibilidade, perceber o outro, desenvolver uma escuta verdadeira e, acima de tudo, ser amorosamente transparente.


A flexibilidade é para considerar que existem formas diferentes de agir e fazer, o que significa compartilhar o que, talvez, era realizado, sem a opinião de outra pessoa.


Abrir-se para compor a dois é muito diferente para quem viveu pouco essa experiência. Porém, a construção pode ser sempre mais divertida com duas pessoas.


Basta ter a liberdade para abrir um espaço verdadeiro para ouvir, sentir e, especialmente, experimentar com leveza, para desprender de querer a garantia do que irá acontecer.


Uma pessoa realmente livre pode entregar-se sem perder sua identidade. Muitos desenvolvem uma relação para provar que ninguém irá mudá-lo e, para validar sua identidade, quem ele acredita ser!!


Gosto de brincar, com meus clientes que falam dessa tal liberdade para ser quem ele acredita ser, normalmente se teme tanto deixar de ser ... Talvez está na hora de se reinventar!!!


Acho muito engraçado sermos tão “infantis“ às vezes, acreditando que nossa identidade será a mesma sempre. Isso seria uma grande forma de ficarmos limitados diante das oportunidades de aprendizado e evolução.


Nossa identidade pode evoluir e se transformar diariamente. Basta termos a coragem e curiosidade em descobrir o nosso melhor a cada dia. Isso também é possível numa relação afetiva embasada no amor, entrega e liberdade.


Como ser livre?


Relacionar-se é um ato que, com entrega genuína, acontece se estivermos livres. Primeiro para amar, sem controlar o que o outro vai pensar, sentir e achar.


Ser livre é compreender que cada um tem uma vida além do relacionamento, é uma atitude de auto amor, que contribui para a liberdade.


Um relacionamento saudável reserva espaço para as individualidades sem correr risco de acabar. Ao contrário, tem a força da renovação.


Comunicar o que é liberdade para você e compreender o que é liberdade para a outra pessoa é um passo importante para ambos preservarem esse valioso bem, a liberdade!!!

__________________________________________________________________

Márcia Resende é Graduada em Psicologia, Pós graduada em Criatividade e Cultura Corporativa e especialista em Recursos Humanos (USP/SP). É Sócia Diretora do Instituto de Thalentos e possui MBA em Marketing. Conselheira, Mediadora e Coaching de atuação estratégica. Idealizadora do método da Engenharia da Felicidade e do método de Coaching eficaz com PNL. É instrutora dos cursos de formação em PNL (Practitioner em PNL, Máster em PNL e Trainer Advanced em PNL).


Fale com a colunista:

institutodethalentos@institutodethalentos.com.br

Tel: +55 (11) 3284-4446

Tel: +55 (11) 96309-4884

Comments


Posts  
 Recentes 
Olá, seja bem vindo
 

O Blog Vida Bem Vivida foi feito especialmente para você, que está precisando se desligar um pouco do trabalho, das obrigações do dia-a-dia, e zela por um estilo de vida com equilíbrio e saúde..

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

© 2017. Orgulhosamente criado 

pela Prado & Müller

Contato
 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page