Livro: 50 coisas que os pais nunca devem dizer aos filhos
- Carolina Salata
- 7 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Hoje, trago como sugestão de leitura um excelente livro do autor Antônio Siqueira, chamado 50 coisas que os pais nunca devem dizer aos filhos.
Hoje em dia, muitos pais e/ou responsáveis acabam se envolvendo com as dificuldades do dia a dia como, por exemplo, trabalhar muito e, quando chegam em casa, estão cansados, tem preocupações com problemas financeiros, entre outras coisas. Devido a isso e outros fatores, muitos têm dificuldades na hora de educar os filhos e acabam agindo de maneiras negativas, e isso acaba afetando o desenvolvimento emocional da criança.
Uma das maneiras negativas é não pensar antes de falar e agir. Tudo o que você diz tem peso enorme na vida da criança, exercendo um poder extraordinário sobre a vida e as atitudes deles. E lembre-se também que, muitas palavras, podem até machucar, assim, produzindo baixa autoestima na criança. Gritar, ofender ou ignorar não é educar.
Neste livro, o autor aponta 50 frases que muitas pessoas usam no dia a dia, e não devem ser ditas aos filhos, pois pode gerar grandes consequências, influenciando na formação da personalidade, caráter e no comportamento da criança.
Segue, abaixo, algumas frases negativas citadas no livro:
Que menino burro!
Você sempre estraga tudo.
Pare de bancar o palhaço. Comporte-se.
Você ainda me mata.
Vou contar para seu pai quando ele chegar.
Pare de chorar à toa, ou eu vou lhe dar um motivo.
Este menino é uma peste.
Por que ler este livro?
Este livro foi escrito por um profissional experiente no tratamento de problemas relacionados às atitudes dos pais em relação aos seus filhos. O autor enfatiza sentenças comuns no dia a dia, apontando os mecanismos psicológicos que operam em cada uma delas. Ainda, aponta as consequências e nos orienta a usarmos as palavras certas para dizer em cada situação. Como, por exemplo, em um momento de fracasso ou frustração da criança, em vez de apontar, gritar ou pressionar a criança a fazer melhor, demonstrar acolhimento e mostrar que está ao lado dela(e).
Você já disse alguma destas frases? Se sim, este livro poderá te ajudar a entender o significado do que é dito e como se expressar de maneira diferente e positiva.
Para adquirir o livro em oferta, clique aqui.
__________________________________________________________________
Carolina Regina Salata é graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana. Realiza Orientação Vocacional e atendimento clínico de crianças e adolescentes, e orientação de pais na cidade de Ribeirão Preto/SP. É colunista no blog Vida Bem Vivida (coluna Livros & Filmes). Adora escrever histórias infantis e contos de fadas. CRP 06/125573.
Fale com o colunista:
WhatsApp: (16) 99401-3201
E-mail: carolinasalata@outlook.com
留言