Como ajudar a criança que tem medo de dormir
- Andréia Krug
- 26 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Para a maioria das crianças, dormir é um verdadeiro tormento. Muitas insistem para os pais permanecerem ao seu lado da cama, ou, sentem-se mais seguras para dormir se deixarem a luz acessa do quarto.
Mas, por qual motivo as crianças tem medo de dormir?
É normal que as crianças pequenas (2-3 anos de idade) desenvolvam o medo do escuro, pois ainda não sabem separar a realidade da fantasia. Portanto, é difícil para elas distinguirem aquilo que existe apenas nas suas mentes daquilo que se apresenta na vida real. Dormir representa o desconhecido, algo que as crianças não conseguem controlar, além da insegurança em ter que se separar da proteção dos pais.
No entanto, o medo de dormir está relacionado com o tipo de fantasia que a criança tem, e varia conforme sua faixa etária. Frequentemente, as crianças em idade pré-escolar possuem medo de monstros, fantasmas, do escuro e de ficar sozinhas. Já para as crianças em idade escolar surgem os medos de rapto, morte, acidentes ou catástrofes. É natural que estes receios desapareçam com o tempo.
Aqui vai algumas dicas para ajudar seu filho a dormir sozinho:
Antes de mais nada, é preciso que os pais acolham o medo da criança. Isso ajuda a melhor compreender sobre a origem da sua insegurança.
Ensine seu filho a lidar com seu medo, procurando conversar com a criança. Procure tranquilizá-la, ajudando-a a sentir-se mais segura e relaxada.
Pode utilizar-se de recursos lúdicos como forma de tirar o foco do medo, aumentando a sensação de segurança para seu filho: ler uma história ou usar a criatividade, como por exemplo, caçar os monstros, bruxas ou fantasmas com uso de lanternas. Assim, a criança aprende a confrontar seus medos.
Diminua o excesso de luz branca. Nada de televisão, computador, videogames ou uso de smartphones por, pelo menos, duas horas antes de dormir.
Outra forma de ajudar a criança a enfrentar seu medo do escuro é deixar uma luz difusa ou de baixa intensidade. Isto faz com que a criança tenha mais controle sobre tudo que a rodeia, deixando-a mais segura e tranquila.
Deixar a porta aberta do quarto pode ajudar amenizar o medo de dormir. Tranquilize a criança, dizendo que você vai estar perto caso ela precise de sua ajuda.
Crie rotinas e regras para dormir, pois isto reduz a ansiedade do seu filho, proporcionando uma hora de ir para a cama de forma mais tranquila.
Caso essa insegurança se prolongar por meses ou se os pais tiverem dificuldade de lidar com esta situação, o melhor caminho é procurar ajuda psicoterápica para buscar uma solução, evitando que a criança se torne um adulto com excesso de medos.
__________________________________________________________________
Andréia Krug é Graduada em Psicologia na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Ritter dos Reis (UniRitter) e com especialização em Psicologia Jurídica (ClipMed). CRP 07/14023. Atende crianças, adolescentes e adultos utilizando a Terapia do Esquema. Realiza orientação de pais e atendimento de orientação on-line. Faz consultoria escolar, avaliação psicológica, palestras e workshops.
Fale com a colunista:
Cel.: (51) 98245-9115
Whatsapp: 51 99118-4935
e-mail: deiapsico7@gmail.com
Fanpage: www.facebook.com/semprefilhos
Instagram:@sempre_filhos
Comments