O que fazer quando uma crítica abala sua confiança?
- Gleice Vieira
- 4 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Para muita gente, receber uma crítica é uma coisa muito difícil. Quase que automaticamente, a confiança em si mesmo fica abalada e continuar seguindo sua vida e seus projetos atuais acabam se tornando verdadeiros fardos devido ao medo de ser criticado ou de ter outros resultados negativos.
O fato é que, se queremos evoluir, precisamos aprender a receber críticas e, para isso, precisamos mudar a nossa mentalidade com relação a elas.
Receber uma crítica é normal e até mesmo saudável. Tudo depende de como você encara suas críticas. Existem pessoas que não aceitam e se sentem diminuídas, principalmente quando a crítica vem de uma pessoa importante como um ente querido, um chefe ou alguém que tenha certa autoridade sobre você. Muitos de nós entendemos a crítica como falta de aceitação, desprezo e logo nos sentimos diminuídos, menos amados ou aprovados quando recebemos uma crítica.
É preciso lembrar que todos nós, sem exceção, somos seres em construção e que não estamos “prontos”. Por isso, receber críticas ao longo da vida é bom e necessário para crescer em todas as áreas.
É muito bom saber que estamos indo bem e que estamos no caminho certo, mas também é bom saber se não estamos indo no caminho certo para poder corrigir e seguir na direção certa.
Se você recebeu uma crítica e isso logo abala sua confiança, pergunte-se:
Porque isso é tão importante para mim?
É preciso lembrar que, muitas vezes, nos abalamos por coisas que não são tão significativas, que damos importância demais a um ocorrido que pode simplesmente se resolver dentro de você apenas com presença e atitudes mais positivas. Nessa hora, você saberá que não precisa levar isso adiante.
O que faz essa pessoa perceber isso em mim?
Tudo o que acontece são gatilhos. Muitas vezes, uma atitude sua levou a outra pessoa a enxergar as coisas da maneira dela, o que pode não corresponder com a verdade.
Se for verdade, aceite a crítica. Ela vai te fazer uma pessoa melhor se decidir ir na direção certa a partir de agora.
Se não for, nessas horas a compaixão, a sinceridade e o perdão são muito importantes para superação e nada como uma boa conversa para resolver o que precisa ser resolvido.
O que é que eu preciso enxergar em mim e na forma como eu me comunico (nessa situação, comigo e com as outras pessoas) que estão me fazendo ter esses resultados?
Busque a melhoria contínua como ser humano e profissional; sempre tem algo que pode ser feito. Responsabilize-se por sua mudança!
__________________________________________________________________
Gleice Vieira é Graduada em Gestão de Sistemas da Informação (UNIP) e Pós Graduada em Administração de Empresas (FGV). Coach de Autoestima e Inteligência Emocional, Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, Autora do livro: O Poder dos Relacionamentos, Terapeuta Reiki e EFT.
Fale com a colunista:
www.facebook.com/aartedeevoluir
Whatsapp: (11) 97337-4610
gleicecoach@gmail.com
Comments