Foco de conflito entre homem e mulher: comunicação
- Márcia Resende
- 25 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

“Não nos entendemos!”
“Ele ou ela não me entende!”
“Sempre que começamos a conversar, brigamos!”
“Ele não me escuta!”
“Ela fala sem parar e me irrita!”
Essas frases, que para alguns casais são constantes, representam uma situação bem mais comum do que se imagina: a ausência de comunicação!
Costumo falar para os meus clientes que comunicação é uma prática de auto respeito para, desta forma, ser um ato de respeito para com o outro.
Lembrando que sem auto respeito, inexiste respeito para com as outras pessoas!
Um conflito é a evidência explícita da ausência de comunicação objetiva do que se deseja, as entrelinhas, indiretas e deduções são fortalecedoras do distanciamento a dois!
Para comunicar-se com amor, existem algumas premissas básicas e simples a serem desenvolvidas!
A primeira é saber o que se quer. Muitos casais na comunicação investem muito tempo no que não se quer.
Exemplo: uma mulher, ao falar ao seu amado que não quer sofrer, proporcionará no cérebro dele uma sensação de que ele é alguém que gera sofrimento.
Diferente de falar, por exemplo: “Terei muito prazer e alegria ao me relacionar com você!”.
A comunicação é um caminho para desenvolvermos relacionamentos saudáveis, quando consideramos o que realmente é importante e informamos com amorosidade.
Comunicar com amorosidade é um fator que faz a total diferença entre duas pessoas. Muitos casais acham que ser amoroso na comunicação é infantilizar com diminutivos ou, então, parece frescura quando, há anos, esse casal se conhece.
Amorosidade nada tem a ver com diminutivos ou frescuras. Amorosidade é tratar o outro com valorização, carinho e autenticidade.
Falar olhando nos olhos, ser suave no ritmo, ser terno nas palavras e carinhoso no sentir são formas simples de estabelecer uma comunicação com amorosidade.
Para comunicar com amorosidade, desenvolver uma escuta ativa é fator de sucesso. Saber escutar o outro genuinamente é um ato amoroso, quando há um objetivo em comum.
Outro aspecto importante dentro da comunicação é que um conflito é resultado de duas pessoas, o que significa 50% de responsabilidade de cada parte.
Todo conflito é uma informação valiosa sobre os envolvidos. Pausar, respirar e avaliar seu objetivo fará a diferença na sua comunicação.
Dentro dessa possibilidade, existe uma excelente notícia: quando uma parte faz um movimento para aprimorar a comunicação, irá influenciar automaticamente a outra parte!
Lembre-se disso sempre!
__________________________________________________________________
Márcia Resende é Graduada em Psicologia, Pós graduada em Criatividade e Cultura Corporativa e especialista em Recursos Humanos (USP/SP). É Sócia Diretora do Instituto de Thalentos e possui MBA em Marketing. Conselheira, Mediadora e Coaching de atuação estratégica. Idealizadora do método da Engenharia da Felicidade e do método de Coaching eficaz com PNL. É instrutora dos cursos de formação em PNL (Practitioner em PNL, Máster em PNL e Trainer Advanced em PNL).
Fale com a colunista:
institutodethalentos@institutodethalentos.com.br
Tel: +55 (11) 3284-4446
Tel: +55 (11) 96309-4884
www.institutodethalentos.com.br
Comments