Causas e sintomas do estresse infantil
- Andréia Krug
- 25 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

O estresse é uma reação do organismo diante de situações difíceis. Entretanto, não é algo que acontece somente com os adultos. As crianças, independentemente da idade ou sexo, também são vulneráveis às pressões do ambiente.
No entanto, a criança tem dificuldade de verbalizar com clareza o que está sentindo e, com isso, apresenta comportamentos que são interpretados pelos pais como sendo de birra ou malcriação.
Existem vários fatores que podem desencadear o estresse na infância: morte de um familiar, brigas constantes e/ou separação dos pais, mudança de cidade ou escola, professores inadequados ou escolas ruins, atividades em excesso ou viagens longas.
Já os sintomas do estresse podem ser físicos e psicológicos:
Sintomas físicos: dor de barriga e diarreia, dor de cabeça, náuseas, mãos frias e suadas, falta ou excesso de apetite, enurese noturnas (fazer xixi na cama), gagueira, ranger os dentes, tique nervoso, tensão muscular, hiperatividade.
Sintomas psicológicos: insônia, irritabilidade, impaciência, desobediência, insegurança, preocupação, ansiedade, dificuldade de socializar, hipersensibilidade, pesadelos, medo, choro excessivo.
Como ajudar a criança com estresse?
Uma das formas de auxiliar a criança é descobrir o que está causando o estresse e, se possível, diminuir a pressão que ela está sentindo.
Diminuir o ritmo de atividades fora do horário de escola é outra forma de combater o estresse. Permita que seu filho tenha um tempo livre para brincar, pois isto ajuda a reduzir o nível de estresse.
A prática de esportes, também, pode ajudar na redução do estresse, além de ser bastante lúdico.
Os pais precisam tomar cuidado para não superproteger seu filho. Crianças que são protegidas demais tendem a não desenvolver habilidades de sair dessa situação e podem se tornar adultos com altos padrões de exigências, inflexibilidade, perfeccionismo, além de terem dificuldades de relaxar.
Contudo, o tratamento psicológico ajuda na identificação dos fatores de estresse ou do nível de exigência da criança ou dos seus pais em relação a esta, ajudando-a no gerenciamento das emoções e permitindo desenvolver uma qualidade de vida para seu filho.
__________________________________________________________________
Andréia Krug é Graduada em Psicologia na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Ritter dos Reis (UniRitter) e com especialização em Psicologia Jurídica (ClipMed). CRP 07/14023. Atende crianças, adolescentes e adultos utilizando a Terapia do Esquema. Realiza orientação de pais e atendimento de orientação on-line. Faz consultoria escolar, avaliação psicológica, palestras e workshops.
Fale com a colunista:
Cel.: (51) 98245-9115
Whatsapp: 51 99118-4935
e-mail: deiapsico7@gmail.com
Fanpage: www.facebook.com/semprefilhos
Instagram:@sempre_filhos
留言