Dê prioridade a sua vida
- Gleice Vieira
- 9 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Existe uma crença que diz que tudo o que você fizer retornará para você. Isso nos faz crer que, o que nós fizermos pelo outro, provavelmente ele fará por nós.
Esse tipo de comportamento acaba se refletindo na nossa autoestima, pois, na tentativa de agradar o outro, a tendência é nos sacrificarmos e deixarmos nossas prioridades de lado para atender a um chamado de alguém que consideramos importante em nossas vidas.
O problema é que a outra pessoa pode não pensar da mesma forma e, no momento em que você precisa dela, ela se prioriza e não faz o mesmo que você faria. Ela não larga tudo para atender a um chamado seu, fazendo com que você se sinta infeliz e rejeitado.
É preciso entender porque a gente faz o que faz. Se estamos dispostos a nos sacrificar para agradar os outros, sempre tem um sentimento envolvido por trás e, acreditar que ao fazer algo para o outro, ele fará o mesmo por nós, gera carência, ansiedade e provavelmente uma futura frustração.
A verdade é que a gente está onde a gente se põe.
Quando a outra pessoa se prioriza, não quer dizer que ela goste pouco da gente; só que ela gosta o suficiente dela para avaliar situações e dizer ‘não’ quando precisa.
Não tem como exigir carinho e respeito do outro se não fizermos isso por nós mesmos. É aprendendo a nos valorizar que as pessoas nos valorizam. É aprendendo a nos amar, que reconhecemos o amor do outro.
Se você reconhece que se sacrificar pelo outro é um padrão seu, comece a observar quais são as expectativas que você tem com relação ao que você faz, e faça uma análise do que isso está te custando e quais sentimentos estão envolvidos.
Fazer alguma coisa esperando algo em troca não é justo com a outra pessoa e nem com você mesmo. Comece a se colocar em primeiro lugar. Não adianta agradar aos outros se isso te magoa e te atrapalha de alguma forma.
Se a outra pessoas exige demais de você, provavelmente você acostumou ela a ter sua atenção sempre que ela precisa e isso, você pode mudar.
Verdadeiros companheiros de jornada sabem respeitar a vida do outro; eles aceitam o outro como são e não esperam que ele se sacrifique. Construa relacionamentos saudáveis!
__________________________________________________________________
Gleice Vieira é Graduada em Gestão de Sistemas da Informação (UNIP) e Pós Graduada em Administração de Empresas (FGV). Coach de Autoestima e Inteligência Emocional, Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, Autora do livro: O Poder dos Relacionamentos, Terapeuta Reiki e EFT.
Fale com a colunista:
www.facebook.com/aartedeevoluir
Whatsapp: (11) 97337-4610
gleicecoach@gmail.com
Comments