Os desafios da mudança
- Gleice Vieira
- 5 de fev. de 2018
- 3 min de leitura

Quando estamos insatisfeitos com alguma coisa temos o desejo de mudar, mas mesmo que para nós seja muito importante fazer a mudança, logo no início desse processo, encontramos algumas resistências dentro da gente.
Apesar de termos um desejo muito grande de mudar e de conquistar coisas novas, estamos acostumados a ver e viver a vida do lugar em que estamos e, provocar mudanças, vai exigir de nós quebrar padrões e mudar comportamentos para poder viver o novo, o mundo no qual não estamos acostumados ou podemos dizer, o mundo que o nosso cérebro não está acostumado.
O nosso cérebro é uma máquina projetada para transformar tudo em rotina, e, para isso, ele busca todos os recursos necessários para se adaptar o mais rápido possível a qualquer situação. Por isso que, quando vamos aprender uma coisa nova, tudo se torna extremamente cansativo e desafiador no começo, mas, logo se torna rotineiro e o cérebro pode descansar.
Se você parar para analisar um pouco, pode perceber o quanto - mesmo que as coisas estejam ruins - você se adaptou às situações na sua vida. Encontrou uma maneira - seja reclamando, se fechando ou o que quer que seja - de sobreviver à algumas situações.
Por isso que, apesar de viver um momento de insatisfação pessoal, o nosso cérebro já entende que sabe sobreviver nessa realidade e, quando precisamos mudar, no instinto de sobreviver e não gastar energia ele vai fazer de tudo para te manter na realidade atual.
Quando entendemos esses mecanismos de proteção usado pelo cérebro de nos proteger da mudança ganhamos poder e, podemos assim fazer acordos mentais melhores conosco para produzir os resultados que queremos na nossa vida.
Sair da zona de conforto
Entender esse processo é extremamente importante para quem quer mudar a sua vida.
A zona de conforto é exatamente o seu momento atual, o que você está vivendo agora, o que você construiu até aqui, ou seja, aquilo que você já sabe.
Se você deseja fazer mudanças na sua vida, você precisa ter uma coisa em mente: Mudar vai dar trabalho sim. Vai exigir de você, vai exigir da sua mente.
Você vai precisar praticar essa coisa nova, essa vida nova, essa mudança de hábito para que a sua mente, o seu cérebro, confie em você de que é o que realmente você quer e transformar isso tudo em rotina e trazer a calmaria de volta ou seja, fazer com que as coisas sejam mais fáceis para você com o tempo.
O que você quer mudar
Um dos maiores fatores que impedem a mudança na vida das pessoas é justamente a clareza.
Muitas vezes a gente sente um incômodo, uma insatisfação, mas, geralmente a gente não entende ou não busca entender o que faz com que nos sintamos desse jeito e aí, ao invés de buscar soluções passamos a reclamação e consequentemente ao vitimismo que acaba tirando todo o nosso poder de sermos os criadores da nossa vida.
Pergunte-se:
O que eu quero mudar?
O que isso vai me trazer de bom?
Monte estratégias
Defina o que você vai fazer para que isso aconteça.
O que eu mais vejo por aí, são pessoas insatisfeitas, que sabem que precisam mudar mas não fazem nada para que o que desejam acontece. Lembre-se não basta querer mudar, é preciso agir, ter atitude.
Analise as resistências
Uma boa forma de se fazer isso é verificar o que - apesar da insatisfação - você está ganhando com a realidade que você vive.
Não se engane, sempre existe um ganho secundário, algo que vai fazer você ficar exatamente no lugar que você está fazendo as mesmas coisas, sendo a mesma pessoa.
E se tiver alguma forma de ter os mesmos ganhos mesmos que a mudança aconteça, o que seria?
Verifique também o que você perde se continuar fazendo as mesmas coisas de sempre.
Exercite esse relacionamento profundo e próximo com você, assim, você vai se conhecendo melhor a cada dia e vendo seu mundo mudar consistentemente.
___________________________________________________________________________
Gleice Vieira é Graduada em Gestão de Sistemas da Informação (UNIP) e Pós Graduada em Administração de Empresas (FGV). Coach de Autoestima e Inteligência Emocional, Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, Autora do livro: O Poder dos Relacionamentos, Terapeuta Reiki e EFT.
Fale com a colunista:
www.facebook.com/aartedeevoluir
Whatsapp: (11) 97337-4610
gleicecoach@gmail.com
Comments